sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sobre viajar de moto

Viajar é ótimo.
Viajar de moto é especial. Viajando de moto a entrega é total (de bike e caminhando também, mas estas viagens pertencem a outra classe de loucos). Apenas viajando de moto você se sujeita a tudo o que vier pela frente.

Viajando de moto você enfrentará a chuva, o frio, o calor, o vento, a poeira. Viajando de moto você estará sujeito ao ambiente que percorre, às pessoas que nele vivem e querem saber o que um louco de moto faz por ali equipado como um astronauta, muitas vezes molhado, passando frio ou calor, outras vezes sem saber ao certo onde está e pra onde ir, muitas vezes com cara de fome e de poucos amigos por conta de algum problema na estrada. O que nem todo mundo sabe é que, independente do tipo e grau de sofrimento que um motociclista pareça estar passando, debaixo do capacete ele é só sorrisos. E digo, os sorrisos dentro do capacete estão entre os melhores, mesmo que ninguém os veja.

Para viajar de moto temos que aprender muita coisa, simplicidade é a primeira delas. Viajando de moto temos obrigatoriamente que nos limitar a levar o que podemos, e não o que achamos que vamos precisar. Deste modo ao invés de 10 camisetas e 3 camisas polo mais 2 sociais levamos apenas 3 camisetas, velhas. Nada de tênis, sapato, sandália, 14 pares de sapatos para as mulheres; nada disso, é a bota pra andar de moto, um par de havaianas e um tênis velho que vc possa perder. Secador de cabelo?? Pra quê?? Ele vai ficar amassado no capacete 12 horas por dia, isso se você ainda tiver cabelo. Assim, viajando de moto nos libertamos de muita coisa que não precisamos e acabamos, sem nem nos darmos conta, nos concentrando naquilo que é realmente essencial, a viagem, afinal é por isso que saímos de casa, e não pra levar nossas coisas pra passear.

Aqueles que, como eu, são apaixonados por essas máquinas maravilhosas sabem que, ao tirar a moto da garagem a apontá-la em qualquer estrada, para qualquer rumo que seja, nos transportamos a um outro universo. Um motociclista, como um cavaleiro medieval, sobe em sua montaria, fecha a viseira do seu elmo e parte rumo ao desconhecido. E por mais piegas que possa parecer, ao irmos pra estrada o sentimento é este mesmo. Perguntem aos seus amigos "moteros".

Em cima de uma moto em uma estrada qualquer, não temos chefe, não temos horário, não temos subordinados. Temos apenas companheiros de estrada. O único compromisso é ir ao destino e voltar em segurança. Nada mais.

Viajar de moto nem sempre é mais barato, pois dependendo da estrada onde for e do tamanho da sua máquina ela consome como um carro, além disso não temos nem de longe a mesma autonomia, conforto, capacidade de carga e menos ainda, segurança. Como já foi dito você se molha, passa frio, passa calor, derruba a moto na areia, no barro, no rio, na beiradinha do asfalto e frita os ovos com o calor do motor. Você tem que saber um pouco de mecânica, de física, geografia, matemática, leitura de mapas, meteorologia, futurologia, línguas diversas, operação de GPS (lembram do padre?!?), elétrica, sobrevivência na estrada (isso é eufemismo pra pagamento de propina pra polícia); conta com as surpresas desagradáveis proporcionadas pelos nossos educados motoristas brasileiros como: papel de picolé na viseira, latas de refrigerante e cerveja atiradas de carros em movimento à sua frente, chepas de cigarro e por fim algumas surpresas do mundo natural como uma eventual abelha que resolva que seu capacete é um lugar bom pra começar uma colméia ou um urubu que resolve se suicidar na sua cabeça quando você está a 130km/h na estrada.

Se formos colocar lado a lado as vantagens e desvantagens de viajar de moto concluímos que apenas um imbecil completo é capaz de escolher este meio de transporte para conhecer qualquer lugar que seja, de modo que, como vocês encontrarão escrito em diversos outros lugares: "para quem não gosta de motos ou para quem elas não fazem diferença alguma, nada do que eu possa dizer os fará entender por que é tão bom viajar de moto. Para quem, como eu, adora estas máquinas, não é preciso dizer palavra alguma".

Um grande abraço e boas viagens!!

Jeferson Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário